Palestras
Palestra de Abertura
Ministrante:Claudia Costin
Local:youtube.com/iffcamposguarus
Claudia Costin
É fundadora e diretora do FGV CEIPE – o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Univerisdade de Harvard. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo e membro do comitê técnico do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação, que ajudou a fundar.
Mediação de:
Jefferson Manhães de Azevedo
Professor Titular e Reitor do Instituto Federal Fluminense. Possui Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), Mestrado em Informática (UFRJ) e Graduação em Engenharia Elétrica com Habilitação Sistemas e Computação (UERJ). Há 24 anos exerce a docência nos níveis da Educação Básica Profissional, Graduação e Pós-Graduação. Como gestor educacional, participou das transformações da Escola Técnica Federal de Campos em CEFET Campos, e deste, em Instituto Federal Fluminense. Neste período, exerceu a coordenação da área de informatização dos processos administrativos e acadêmicos, a função de Diretor de Pesquisa e Pós-graduação, a Vice-Diretoria Geral do CEFET Campos e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFF. Em março de 2010, foi eleito o primeiro Diretor Geral do campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense e reeleito em 2011 para um mandato de 4 anos. Em 2015, assume a presidência do Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (FIDESC) e é eleito Reitor do Instituto Federal Fluminense, cargo que exerce desde abril de 2016. Em dezembro de 2016 assume a coordenação do Centro UNEVOC/UNESCO do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e, em maio de 2017, assume a função de Coordenador da Câmara de Internacionalização do CONIFe em 2020 torna-se membro do Conselho Dirigente da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCB). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: inclusão digital, políticas públicas de informática, governança eletrônica, redes de computadores, programação de computadores e tecnologias aplicadas ao ensino e a aprendizagem.
DATA: 23/11/2020
HORÁRIO: 19:00h
Número de vagas:2000
Mesa Redonda: Os impactos da Ciência na Saúde Pública
Ministrante:Dr. Jayme Augusto de Souza Neto (UNESP), Dr. Ana Laura Boechat Borges (USP) e Dr. Eugenio Damaceno Hottz (UFJF)
Local:youtube.com/iffcamposguarus
Dr. Ana Laura Boechat Borges (USP)
É bióloga pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, com ênfase em Biotecnologia (2006), Mestre e Doutora em Ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2008 e 2013, respectivamente). Tem experiência em Genética de Bactérias, Bioquímica e Biologia Molecular. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado no laboratório de Sistemas de Sinalização em Bactérias, no Instituto de Química da USP. É divulgadora científica e responsável pela organização regional do festival "Pint of Science" nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo desde 2018. Integrou equipes de projetos de extensão relacionados a divulgação científica na UENF (Campos dos Goytacazes - RJ) entre 2017 e 2019. Participou de iniciativas de divulgação da Ciência junto ao grupo "Via Saber" (São Paulo - SP) no primeiro semestre de 2020.
Dr. Eugenio Damaceno Hottz (UFJF)
É bacharel em Biologia (2008), mestre em Medicina Tropical (2010), e doutor em Biologia Celular e Molecular (2014) pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) - FIOCRUZ com período sanduíche na Universidade de Utah pelo programa PDSE CAPES. Possui pós-doutorado no Laboratório de Imunofarmacologia (IOC - FIOCRUZ) pelo Programa Pós-doutorado Nota 10 (FAPERJ). Atualmente é professor adjunto do departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde lidera um grupo de pesquisa em Imunotrombose. Suas linhas de pesquisa investigam os mecanismos de resposta imune inata e adaptativa durante a dengue, a COVID-19 e a infecção pelo HIV, principalmente frente a participação das plaquetas nos mecanismos patofisiológicos de infecções virais envolvendo a ativação inflamatória de leucócitos e células endoteliais mediante interações com plaquetas.
Dr. Jayme Augusto de Souza Neto (UNESP)
Professor Assistente Doutor, UNESP – Faculdade de Ciências Agronômicas e responsável pelo Laboratório de Biossegurança 2 do Laboratório Central Multiusuários (LACEM). Tem pós-doutorado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (2011) com ampla experiência na manipulação e propagação de patógenos em ambientes NB2, incluindo vírus e protozoários. Jovem Pesquisador FAPESP (2013-2019), contratado pela UNESP em 2016, atualmente, é coordenador da área de biologia molecular no recém-inaugurado LACEM, sendo responsável pela criação do primeiro laboratório de biologia molecular e celular em ambiente de biossegurança nível 2 (NB2) na unidade. Participou da consolidação do Instituto de Biotecnologia da UNESP, atuando como seu Vice-Coordenador Executivo (2016-2018). Coordenou a rede de arboviroses da UNESP em 2016, levando à formação de diversos grupos de pesquisa para o enfrentamento da epidemia de Zika. De maneira similar, atua como membro do Comitê Científico UNESP COVID-19. Desde 2016 compõe a Coordenação de Programa Pesquisa Sobre Vírus Zika junto à Diretoria Científica da FAPESP. Possui publicações de altíssimo impacto em renomados periódicos científicos incluindo os jornais Nature, Science, PNAS e PLoS, tendo mais de 2000 citações e índice h=14. Recebeu diversos prêmios e títulos, incluindo o Gorgas Memorial Institute Research Award. Em 2014, foi nomeado pela FAPESP, Young Leader do Science and Technology in Society forum. Tem ampla experiência na coordenação de projetos de grande porte, incluindo FAPESP, CNPq, Finep e Human Frontiers Science Program.
A mesa redonda recebe os convidados Dr. Jayme Augusto de Souza Neto (UNESP), abordando o tema "Abordagens contemporâneas para o controle das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti" , Dr. Eugenio Damaceno Hottz (UFJF), com o tema "Tromboinflamação e Hipercoagulabilidade na COVID-19" e Dra. Ana Laura Boechat Borges (USP), com o tema "Cientistas são super heróis? Quem poderá nos defender?", com o objetivo de discutir os impactos da ciência nas políticas de saúde pública.
DIA: 24/11/2020
HORÁRIO: 19:00h
Número de vagas:2000